terça-feira, 12 de abril de 2011

Combate a Dengue 2011

Os agentes de combate às endemias percorrerão as ruas da Jaqueira, Daiane Matos, do Caju, da Manga e Osvaldo Neri, visitando casas e terrenos baldios em busca de possíveis focos do mosquito. Este será o oitavo mutirão realizado apenas este ano na capital baiana.
Até o final do semestre, serão mais 15, totalizando 22 áreas beneficiadas. Na quarta-feira, dia 30 de março, o mutirão acontece no bairro da Liberdade, e na quinta-feira (31), em Itacaranha, Subúrbio Ferroviário. Essa atividade é uma das grandes aliadas para redução da infestação da dengue na capital, que caiu de 3,2% para 3%. Salvador conta hoje com 1.765 agentes de combate às endemias, sendo 1.558 para controle de foco do mosquito Aedes aegypti.


A descentralização da Vigilância Epidemiológica nos 12 Distritos Sanitários também permitiu maior agilidade das investigações epidemiológicas, busca ativa dos casos e alimentação do sistema de informação. O mesmo aconteceu com a implantação dos Núcleos nas 09 unidades de emergência do município e a reestruturação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que passou a funcionar durante 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. 23 unidades de saúde também passaram a contar com laboratório de coleta.

Ainda visando o fortalecimento da rede básica, os médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de saúde são capacitados constantemente para o diagnóstico precoce da Dengue. Este ano, mais de 300 profissionais de saúde dos Distritos Sanitários do Subúrbio Ferroviário e São Caetano/Valeria já receberam o treinamento. Os outros 10 Distritos Sanitários também vão ser trabalhados, seguindo um cronograma. No ano passado, 700 profissionais da rede municipal de saúde foram capacitados.

Outra ferramenta importante no combate à dengue é o Disque Saúde 160, que deve ser utilizado pela população para denúncias de focos do mosquito e solicitações de visitas dos agentes de combate às endemias. Para a prestação de um serviço ágil e eficiente, os profissionais que atuam no atendimento são capacitados constantemente.

Foto: Arquivo Institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, escreva o seu nome e o bairro onde
você mora no retângulo abaixo,depois escreva o seu comentário obedecendo às seguintes regras: Comentários ofensivos,preconceituoso,pornográficos,contendo termos obscenos e outros de mesmo caráter serão apagados.

Associação Comunitária Sara Kertesz

_______________________________________________________

Associação Comunitária Sara Kertész.Rua Mamede nº s/n - Salvador – BA; E-mail: Associacaosarakertesz@yahoo.com.br